Consumir
Vinho Madeira

O Vinho Madeira, dada a sua complexidade de aromas e características organoléticas, pode ser con­sumido a qualquer hora do dia ou da noite.

À mesa o Vinho da Madeira tem diversas variantes de acompanhamento de acordo com os 4 tipos de vinho. Os Madeiras Seco são ótimos para aperitivos. Também com aperitivos ou para acompanhamento de sopas surgem os Madeiras Meio Seco. Os queijos casam perfeitamente com os Madeiras Meio Doce e os Madeiras Doce são ideais para doces, chocolates e para acompanhar o café.

As nuances...

Temperatura

Temperatura

Tratando-se de um vinho fortificado a temperatura de serviço para o Vinho da Madeira é um elemento muito importante. A uma temperatura elevada apenas se revelam os aromas provenientes do álcool e nem todos os aromas característicos do vinho são revelados. Devem, sempre, ser tidos em conta os conselhos dos produtores, regra geral presentes nos contra rótulos. De uma maneira geral, as temperaturas de serviço mais apropriadas dependem principalmente do seu grau de doçura, idade e da casta ou das castas que lhe deram origem. Geralmente recomenda-se servir a uma temperatura entre os 13 e o 14º para os vinhos mais novos enquanto os vinhos mais velhos, dada a sua maior complexidade, deverão ser servidos a uma temperatura que varie entre os 15ºC e o 16ºC.

Copo

Copo

O copo ideal para Vinho Madeira deverá ter uma copa mais aberta junto ao pé, tornando-se mais fechada no topo. Só assim o vinho terá maior espaço para demonstrar o seu bouquet e concentrar na abertura do copo os seus aromas mais complexos e ricos. O copo deve estar cheio até um terço.

Decantar

Pode ser necessário decantar o Vinho da Madeira para retirar o depósito que se tenha criado ao longo dos anos. Mas decantar também serve para os vinhos que tenham sido engarrafados há alguns anos, pois desenvolvem os denominados aromas voláteis que se desenvolvem devido à alta acidez. Neste caso aconselha-se a decantar para um decanter, tapando-o ou para uma garrafa de vidro ou de cristal e passada uma semana voltar a deitar na garrafa inicial.

Armazenamento

Armazenamento

É norma dos Vinhos da Madeira serem engarrafados em garrafas de cor escura, devendo ser armazenados em locais escuros. No caso dos vinhos velhos, Frasqueira, devemos ter cuidado ao abri-los, pois com o passar do tempo as rolhas tornam-se frágeis e partem-se.

Aspectos visuais

Aspectos visuais

Geralmente as nuances de cor do Vinho Madeira são o âmbar, o dourado, ouro velho, cobre amarelado, castanho e mesmo algumas nuances de verde.

Aromas

Aromas

No vinho Madeira não se encontram os chamados aromas primários como no vinho branco ou no vinho tinto. No vinho Madeira existe sim um bouquet que é constituído por um conjunto de aromas que se desenvolvem durante o processo de envelhecimento e entre os quais se podem encontrar: o pinho, eucalipto, frutos secos, Chocolate, casca de laranja, café, tabaco, coco, caramelo, chá, mel, açúcar queimado, carvalho, pimenta, baunilha, cravinho, caril, noz-moscada, verniz e canela.

Sabor

Sabor

O sabor do Vinho Madeira depende da harmonia de três factores: o grau de doçura a acidez e o álcool.

Independentemente do seu grau de doçura todos os Vinhos Madeira, têm pelo menos 20 gramas de açúcar residual enquanto os mais doces facilmente atingem as 60 g/l. Esta doçura é, no entanto, equilibrada por uma boa dose de acidez. O final de boca é bastante prolongado e parece ser ainda mais conforme os vinhos são mais velhos.