Confraria do Vinho da Madeira

Em 1985, foi fundada a Confraria do Vinho da Madeira, com sede no Instituto do Vinho da Madeira. Trata-se de uma instituição de carácter cultural e associativo com a finalidade de promover o bom-nome do Vinho da Madeira em todo o mundo.

A Confraria é constituída pelos seguintes órgãos:

A Chancelaria, que administra e rege as actividades da Confraria, a Mesa dos Vedores, que é Conselho Fiscal da Confraria e o Capítulo, que é a Assembleia-geral da Confraria.

No Capítulo, preside à cerimónia o Cancelário-Mor, título honorífico de maior prestígio, cabendo-lhe receber na Confraria os novos Confrades, nos termos das usanças e demais regras da Confraria. Sempre que os Confrades se reúnem oficialmente tem lugar um CAPÍTULO.

O traje da Confraria é composto por:

A capa, peça longa de veludo, cor de vinho carregado, lembrando o rubi da Malvasia vinda da Grécia.

O chapéu, de veludo preto, com plumas de avestruz de várias cores, lembra os «gentilhommes» e mercadores abastados do primeiro século da colonização da Madeira, os quais muito contribuíram para o desenvolvimento económico da ilha, plantando a vinha que iam buscar a terras distantes.

A Tamboladeira, peça com a qual que se faz o brinde aos novos confrades, normalmente construída em estanho, é uma pequena taça, de pouca altura, e com o fundo trabalhado, de forma a permitir que os reflexos da luz que atravessam a fina camada de vinho, possam indiciar o estado de limpidez e a cor do precioso líquido.

Contacto da Confraria do Vinho da Madeira:  geral@confrariadovinhodamadeira.com