Notícias

Vinhos da Madeira presentes na Feira Essência do Vinho do Porto

Vinhos da Madeira presentes na Feira Essência do Vinho do Porto

Os Vinhos da Madeira estarão representados na 18ª edição da Feira Essência do Vinho – Porto, que arranca a 31 de março no Palácio da Bolsa, numa ação que conta com o apoio do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM).

Nesta que é a edição da maioridade deste importante certame, o Vinho Madeira será promovido através de uma masterclass com prova comentada, intitulada de “As Icónicas Castas do Vinho Madeira”, agendada para dia 2 de abril, às 18h30, na Galeria dos Presidentes, a qual será ministrada por Rubina Vieira, responsável pelo Gabinete de Ações Educativas do IVBAM.

Nesta masterclass serão realçadas as particularidades de cada uma das castas predominantes no Vinho Madeira e serão dados a provar seis vinhos de diferentes produtores de Vinho Madeira, nomeadamente: Justino´s Madeira Wines - Justino’s Madeira Single Casks Sercial 2005; Sercial 10 Anos - HM Borges; Verdelho 20 Anos - Henriques & Henriques; Malvasia Cândida – Frasqueira 1996 - Vinhos Barbeito; Blandy´s Malvasia 20 Anos - Madeira Wine Company; Boal 1992 - Pereira d'Oliveira.

Os Vinhos Tranquilos da Madeira também estarão representados, pelos produtores Octávio Ascensão Ferraz (Palmeira e Voltas e Xavelha) e Seixal Wines (Terras do Avô), os quais marcarão presença, num stand, dando a conhecer os seus brancos, tintos, rosés e espumantes.

A Essência do Vinho é uma das maiores montras de vinhos portugueses a nível nacional, aproximando os principais players do sector vínico a um público que reúne profissionais e interessados neste sector. Como já é habitual, voltará a reunir produtores, promotores, sommeliers, jornalistas, líderes de opinião e ainda importadores e distribuidores, nacionais e internacionais, alguns dos quais participarão na eleição do “TOP 10 Vinhos Portugueses”, prova com júri internacional, a decorrer neste certame.

Importa referir que o mercado de Portugal Continental tem representado um considerável volume na comercialização dos nossos vinhos. Em 2021, no que se refere ao Vinho Madeira registou-se um aumento de 69% na quantidade e de 122% em valor, traduzindo-se em cerca de 138 000 litros e num montante de 1.211.214,79 euros.

Os vinhos tranquilos da Madeira também têm vindo a conquistar o mercado português, sendo que em 2021, este mercado absorveu cerca de 12 000 litros, contabilizando um total de 130 042€, valores animadores para o escoamento destes vinhos regionais, tendo em conta a sua pequena escala de produção.

O custo total desta ação foi cofinanciado em 85% por fundos comunitários veiculados pelo ‘Programa Operacional Regional da Madeira 2014-2020’ e o restante suportado pelo Orçamento Regional.